Seja Bem Vindo!

MISSÃO: Oferecer serviços que busquem a promoção social e de saúde das pessoas com deficiência de Lages e região serrana, empoderando-as para a autonomia nas atividades de vida diária.

VALORES: O respeito à pessoa acima de qualquer forma de limitação física;

A equidade como princípio norteador das ações institucionais;

META: Ser um espaço de referência na inclusão social de pessoas com deficiência física.


Fundação 31 / 05 / 1995

Fundação 31 / 05 / 1995
asdfserrana@yahoo.com.br

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Instituição que tem História!

A Associação Serrana dos Deficientes Físicos (ASDF) instituição criada em 31 de Maio de 1995, com sede e foro na cidade de Lages/SC é uma associação civil, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, de duração indeterminada e com personalidade jurídica na forma da Lei civil, cujo objetivo precípuo, é instituir e coordenar amplo serviço de assistência e reabilitação social e cultural aos portadores de deficiência física, proporcionando atividades educativas, desportivas e recreativas a seus associados, vem apresentar o seu Histórico e Plano de Trabalho.

Associação possui:

Utilidade Pública Municipal pela Lei Municipal n.º 2.140 de 15/12/95.
Utilidade Pública Estadual pela Lei Estadual n.º 10.391 de 29/04/97.
Estatuto reformulado e registrado no Cartório de Registro Civil no último dia 21/03/2000.

Cadastro Geral de Contribuinte CNPJ 00.720.005/0001-99

- Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS, conjugada com inciso 14, do art. 2.º, da Lei Municipal n.º 054, de 26 de fevereiro de 1997.
A ASDF é administrada pela Assembléia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal. A diretoria que esta gerenciando os trabalhos da entidade nos anos de 2007/2009 está assim constituída:

Diretoria
Presidente: Arnoldo Ramos Filho
Vice-Presidente: Cláudio Castilho Rodrigues
1º Secretária: Vanilda Antunes Correa
2º Secretária: Márcia aparecida dos Reis
1º Tesoureiro: João Carlos de Liz
2º Tesoureiro: Paulo César Soares Machado
Diretor Social e Cultural: Deise Maria Inácio e Neusa Andrade Pinheiro
Diretor Esportivo: Elias Rodrigues da Silva
Diretor de Patrimônio: Cláudio Castilho Rodrigues
Diretor de Eventos: Maria Salete Xavanscky e Maria de Lourdes A. Ramos
Diretor de Transporte: Sebastião Tadeu Varela Oliveira
Diretor Jurídico: Diomario Tavares
Relações Públicas: Valmor Rodhen
Conselho Fiscal: Titulares Suplentes:
1º Adson Ortiz dos Santos João Carlos da Silva Ramos
2º Wilmar David Ribeiro Jurema Nandi
3º Mariza Wolff Jussara Antunes Cordova

A ASDF, em comprimento às suas finalidades estatutárias, vem atuando em sede própria com:
Alfabetização, Ensino fundamental e médio, atendendo Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PPN’s) com idade mínima de 13 anos, oficinas pedagógicas, iniciação ao trabalho e atividades esportivas, culturais, artesanato.
O atendimento as (PPN’s) é totalmente gratuito, pois são carentes e em situação de risco pessoal e social.

Atendemos atualmente 192 (cento e noventa e dois) (PPN’s), garantindo transporte, alimentação, material escolar, acompanhamento e incentivo a formação humana e social, e trabalhos manuais visando à profissionalização da (PPN’s).
Atuamos também com palestras e encontros, promovendo reuniões para orientação e apoio nas questões educativas, desenvolvendo atividades de terapia ocupacional, confecção de artesanatos e lazer.

PLANO DE TRABALHO

A – Atividade Social:
Em seu trabalho de assistência e educação, a entidade, garante o atendimento das necessidades básicas, transporte, alimentação, material escolar e material para desenvolvimento de trabalhos manuais e terapia ocupacional.
Em alguns casos, em que a família esteja em situação delicada, à entidade atende com transporte, alimentação, aplicando assim todos os recursos de convênio de órgãos públicos e da comunidade, no atendimento social, profissionalizante e educativo das (PPN’s).

B – Atividades Educativas:
No desenvolvimento do processo educativo a entidade mantém o programa de alfabetização, ensino fundamental e médio. Sendo assim, as atividades desenvolvidas são adequadas a faixa etária do grupo, sempre respeitando o estado peculiar de desenvolvimento, buscando construir o conhecimento e a vida das (PPN’s) com a participação de todos, que também participam nas decisões e na programação das atividades.

As (PPN’s) permanecem na entidade em período integral, pela manhã desenvolvem atividades escolares e educacionais, e à tarde atividades manuais e culturais, tais como; fabricação de flanelas, panos de prato e artesanatos em geral, esporte e lazer.

C – Atividades Culturais:
O trabalho desenvolvido na entidade quer ser uma garantia do desenvolvimento integral das (PPN’s), e neste caso podem viver e experimentar a arte e a cultura como forma de expressão e comunicação. Aproveitamos desenvolver varias atividades que contribuem para o crescimento dos mesmos.
A atuação das (PPN’s) nas artes, além da aprendizagem faz a divulgação da entidade na comunidade, focalizando a conscientização da população e a garantia de seus próprios direitos, buscando também apoio da comunidade para todas as atividades e principalmente para a manutenção básica.
A entidade possui no momento 03 colaboradores aproximadamente que nos auxiliam em todas as atividades existentes na associação. Nossa entidade sobrevive de doações de pessoas físicas e Associações Públicas.